MVS Introducao

MULTIPLE VIRTUAL STORAGE


O MVS é o nome que é dado a um sistema mainframe, é o nome do sistema operacional, que é conhecido como z/OS.

LPAR


O sistema MVS é uma Imagem virtual em uma memória física. É chamado de partição lógica ou Logical Partition (LPAR). Muito parecido quando se 'particiona' o HD de um PC, e monta-se partições lógicas de um HD físico.

TASK


Mas o MVS sem seus aplicativos, não é nada. Os aplicativos que ajudam o MVS são chamados de TASK.
Uma Task, ou 'tarefa', é um aplicativo que está no sistema por algum motivo específico. Esta Task pode ser para acessar os dados que o Mainframe processa e armazena, pode ser para controlar a entrada de usuários, ou para manter um Buffer da memória do sistema.

Uma Task ou aplicativo em especial é o JES. Este cuida da entrada e saída de Jobs no sistema, controla o numero de usuários que vão estar utilizando sistema e até outras Tasks.


JOB


Em um sistema Mainframe, além dos aplicativos, existem outras entidades, O JOB e o USUÁRIO. Os dois serão citados em outros tópicos.

Um Job é parecido com um aplicativo, mas é temporário, não fica instaslado no sistema como um programa. O Job funciona por passos chamados STEPS, sendo que cada passo executa um programa. Uma atividade pode conter vários Job's para que seja realizada.

Então para se entender melhor como o MVS gerencia seus aplicativos, é possível comparar a lista de entidades ativas no MVS ao Task Manager ( gerenciador de tarefas ) em um PC. Tudo o que estiver executando como aplicativo em um sistema, mesmo estando transparente ao usuário, estará na lista de ativos do MVS.

O JES tem sua própria lista de ativos, mas esta será comentada no tópico sobre JES.


O MVS tem em sua arquitetura, várias entidades, cada uma terá um tópico específico, mas poderá ver aqui uma breve esplicação.

O Mainframe tem três partes distintas no processamento dos dados:

Entrada de dados, processamento de dados e armazenamento de dados.

1 - Para a entrada dos dados, existem os terminais de Mainframe para usuários e as conexões com servidores.

2 - Para processamento, o Mainframe usa o MVS, que tem TASKS e Jobs que acessam e processam dados.

3 - Para a saída e armazenamento, o Mainframe tem os bancos de dados e Datasets que são armazenados em discos (DASD) e fitas (TAPE), e também as impressoras, que imprimem relatórios de processos.


CONSOLE


A console de um sistema é uma das interfaces entre um operador e o sistema. A console ou Master Console é uma tela que mostra toda a Log do sistema passando por esta tela. Ela pode ser usada para se enviar comandos diretamente ao sistema ou aos aplicativos do sistema.
A tela da console lembra Matrix, uma tela preta com letras verdes.
Algumas mensagens podem vir em cores diferentes, o que pode indicar um problema, pode ser informativa somente, ouo pode enviar um Reply, que é uma mensagem que pede ação do operador. Alguns comandos relacionados a console e seu funcionamento estarão no tópico de comandos.

O Mainframe tem ainda algumas subdivisões bem distintas do modo de tratar os dados que ele deve processar e armazenar. Aqui serão mostradas e comparadas estas subdivisões:

Batch e Online

Dataset e Database

Job e Task


BATCH e ONLINE


O processo Batch de um sistema Mainframe tem como principais funções, ler, alterar, criar e apagar dados. E qual seria a diferença entre Batch e Online se o processo Online faz o mesmo? O processo Batch, que é realizado através de Job, geralmente, faz alterações PROGRAMADAS, enquanto que o ONLINE se uliliza de aplicativos como o IMS e CICS para manusear os dados em TEMPO REAL.

Um bom exemplo de Online é o acesso a conta bancária. Quando alguém está acessando uma conta bancária, este usuário tem toda autoridade para ver e alterar esta conta sacando dinheiro por exemplo, esta ação está acontecendo em Tempo Real. Já quando um usuário tenta acessar a conta na madrugada e o sitema do banco se mostra indisponível, este é o momento de processamento Batch. O processamento Batch é usado para alterações programadas que podem ser cópia de segurança dos dados, ou uma transferencia bancária, por exemplo um DOC, que não é feita na hora, pois demanda mais trabalho e procedimentos mais complexos.


DATASET e DATABASE


Um Dataset é um pacote de dados que é usado para armazenar todo tipo de informação, seja ela interna do sistema, ou referente ao próprio sistema, ou ate infromações para operadores e suportes técnico deste sistema. Se fôssemos comparar, um dataset se parece com o Word ou bloco de notas, estes mesmos que se usa para anotar textos, etc.

Já o Database é um banco de dados, é usado para arquivar informações que serão disponibilizadas a usuários, ou seja, toda informação , sigilosa ou não, que a empresa dona do sistema quiser que seja processa e armazenada em um sistema Mainframe estará em um banco de dados. O Database se utiliza de arquitetura de armazenamento de dados em tabelas, ou seja, se parece com o Excel.


JOB e TASK


Uma TASK,como já mencionado acima, é um aplicativo de sistema, ou seja, é igual aos aplicativos que se tem em um PC, que ficam instalados no sistema operacional, e podem servir para utilização dos usuários ou para o funcionamento do próprio sistema. Muitas Task's são transparentes aos usuários.

Um JOB é um processo que inicia, faz o que tem que fazer e termina. Um programador, um suporte técnico, ou até um usuário pode criar um Job para fazer exatamente aquilo que se quer, por exemplo atualizar dados, reorganizar dados, apagar dados, etc. Os Jobs se utilizam de programas para fazer aquilo para que foram criados. No tópico sobre JOB, este tema será debatido.



XCF - COUPLING FACILITY


O XCF e um aplicativo que acompanha o MVS quando se deseja colocar dois ou mais sistemas em compartilhamento de recursos. Funciona em transparencia para o usuario, mas ajuda muito quando se fala em recursos como fitas, discos, etc.


Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License