Control_M Active Schedule

Control M Active Schedule

Esta parte do Control_M E.M., que aparece como Control M Enterpise Manager, em que se pode ver os Jobs que foram colocados em execução no dia. Todos eles seão trazidos do banco de dados para o Active Schedule, entao será possível ver se terminaram bem, os Job em erro, Jobs em Hold, etc. E também de outras funções tais como o Global Resource, etc.

Abrindo o Active Schedule

Para abrir o Active Schedule e enxergar os Jobs, deve-se usar a seguinte opção na barra de ferramentas, FILE – OPEN VIEW POINT. Uma janela vai abrir, então deve-se escolher de qual servidor se quer ver os Jobs, podendo escolher um só, ou todos na opção ALL JOBS.

É possivel ainda abrir o ACTIVE SCHEDULE de um ícone do DESKTOP, na barra de ferramentas.


Trabalhando Com Os Jobs


Para ver um Job específico, deve-se utilizar a seguinte opção na barra de ferramentas, EDIT – FIND JOB.
Uma janela vai se abrir, entao deve-se colocar qualquer parametro passível de filtragem para encontrar o Job específico. Mas, como dica, o mais fácil é colocar o nome do job no campo MEM NAME ou no JOBNAME, e a data ( que vai ser sempre AA/MM/DD ) no campo ODATE. Pode-se deixar a data em branco, pois assim se encontram todas a versões do Job que estejam carregadas lá.

Ao encontrar um Job no AS pode-se trabalhar com ele, e fazer qalquer coisa. Alterando informações, colocando em HOLD, fazendo um Job RERUN, pdoe usar DELETE, RELEASE, FREE, ver Job OUTPUT, ver estatisticas das últmas rodadas, job LOG, etc.

Então, clicando no Job com o botão direito, estas opções citadas acima vao aparecer.

Para alterar os parametros do Job, deve-se colocá-lo em HOLD, daí então é só fazer um DOUBLE CLICK no Job que se deseja alterar e fazer as devidas alterações.
Dá pra alterar alguns parametros da TAB GENERAL, pode mudar informações de SCHEDULE, CONDITIONS, etc.


Finding Job


Este recurso é utilizado para encontrar um Job no Control M, seja no EM ou no Desktop.
Um icone na barra de ferramentas em formato de binoculo é utilizado para isso, ou então a opção TOOLS – FIND JOB, tambem na barra de ferramentas. Então coloca-se o nome do Job no campo JOBNAME ou no campo MEMBER NAME. Pode-se prencher o campo ODATE com a data que se deseja, ou deixar em branco pra ver todos os Jobs.

CUIDADO ao encontrar o Job, pois se tiver mais de uma versão do Job, TODAS serão selecionadas, e se realizar qualquer mudança assim, TODAS as versões serão alteradas. Deve-se clicar novamente somente no Job que se quer alterar dai então trabalhar nele.

Quando mais de um Job é selecionado, só um Job aparece no Active Schedule por vez, às vezes mais de um, mas a tela nao é tao grande, por isso se os Jobs estiverem longe um do outro no gráfico, eles nao aparecem na mesma tela. Para isso tem um icone em “seta” na barra de ferramentas que indica NEXT JOB, este ícone vai passa de um Job para outro.


Ordering / Forcing Job


Quando é necessário colocar um Job para execução para uma rodada extra, entao se usa esta função.

ORDER/FORCE um Job pode ser feito pelo Active Schedule ou Pelo Control_M Desktop e pelo Schedule Table Manager.

Usando o AS pode ser feito pela opção TOOLS -> ORDER FORCE A JOB, daí escolhe a Table e seleciona o nome do Job que se deseja fazer o ODER / FORCE. É preciso CUIDADO ao fazer um ORDER / FORCE, pois se não for selecionado o Jo corretamente, TODOS os Jobs da Table vao ser carregados.

Quando for fazer um ORDER ou FORCE, tem opção de escolher os seguintes parametros:

Se vai fazer ORDER/FORCE com HOLD;
Se vai ser ORDER ou FORCE;
Se vai ser ODATE ou uma DATE específica;

A diferenca entre ORDER e FORCE de um Job

ORDER - O Job que foi “Ordered” vai carregar todas as dependecias que possam existir já definidas em um Job.

FORCE - Um Job que tenha sido “Forced” vai entrar para executar sem nenhum parametro de Schedule, o Job entra e sai executando.


Global Resource


O Gobal Resource e de extrema inportancia para o bom funcionamento do Active Schedule, pois este define as conexoes entre os sistemas que se utilizam da mesma versao do Control_M. Entao um nome vai ser dado para este Global Resource, que sera um para cada tipo de conexao entre servidores e LPares.

Para checar estes Resources entao deve-se ir ate a tela principal do Active Schedule, e na barra de ferramentas clicar em Resources e entao Global Resources, ao escolher um deles, pode-se verificar a conexao definida neste Global Resource clicando nele. Estes Global Resources são usados no IN e OUT conditions.


PRE-REQUISITE TABLE


Este aplicativo do AS é o local onde se podem definir pré requisitos. As vezes um Job precisa que se adicione uma IN CONDITION para a primeira execução, então se adiciona esta condição com a data da primeira execução.

A Pre Requisite Table pode ser acessada porum icone na barra de ferramentas, ou por uma opção, na barra de opções.



Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License